Meio Ambiente

Oficina de Reciclagem
Prof. Elenice

      Reciclar! Preservar! Não Poluir! Sustentabilidade...
     Estas são as palavras-chaves que vem ao nosso encontro diariamente despertando nossa consciência de cidadãos ao compromisso de preservaçâo do Planeta.
      Entende-se reciclagem como o processo de seleçâo e transformaçâo de materiais usados que seriam descartados no lixo, em outros objetos ou produtos reutilizáveis. Este procedimento tende a trazer bastante benefício ao meio ambiente, pois além de diminuir a poluição do solo, água e ar, gera riqueza e empregos, principalmente para uma parcela da populaçâo que antes era classificada por viver na linha abaixo da pobreza. 

     Hoje, estes profissionais da seleção do lixo  sem dúvida são de extrema importância na contribuição para a sustentabilidade do Planeta.

     A Oficina de Reciclagem do Pet Cardeal Câmara inserida neste procedimento, tem o papel importante de levar seu aluno a refletir, compreender e incorporar esses conceitos tornando-os conscientes da sua contribuição de serem multiplicadores na ação de cuidar melhor da natureza. A prática  no ambiente de estudo é bem simples: reconhecer, separar e transfomar materiais recicláveis (garrafas PET, latinhas, papel, vidros etc) através do  artesanato, em peças reutilizáveis e/ou decorativas.



Oficina de Meio Ambiente - Marcenaria
Prof: Sebastião dos Santos

     Na Oficina de Marcenaria os alunos realizam atividades práticas visando à motivação para a criatividade, trabalhando materiais como madeira, MDF, entre outros.

     Todas as atividades se fundamentam no exercício da disciplina, no trabalho metódico e na fomentação de atitudes sociais de respeito, cooperação e aceitação dos colegas.

     A todo o momento, durante a utilização dos materiais,  da matéria prima,  na confecção dos projetos, é focalizado o respeito pelo meio ambiente natural.

     Entre os projetos propostos estão: caixas variadas- estojos- blocos de anotação- porta-retratos- bandejas- abajures-cofres-baús.

     O desempenho esperado é avaliado principalmente pelo capricho, no acabamento final, pelo exercício da disciplina na oficina e pelo interesse demonstrado no decorrer das atividades.
  

Oficina de Horticultura

Prof. Elmar e Eliane 


     Há um ditado que diz: “Somos aquilo que comemos.” Então por que não aprendermos a conhecer o valor dos alimentos para então modificarmos os nossos hábitos alimentares? E, porque não cultivar hortaliças livres de agrotóxicos que fazem tanto mal ao nosso organismo e ao meio ambiente? 


     Para que isso aconteça  é necessário partir do início: o preparo do solo ideal, a melhor época para o plantio, a escolha da semente entre outros fatores como ferramentas, adubo orgânico, água em abundância e luz solar. 

      Na Oficina de horticultura, o aluno vivencia desde a semeadura, os tratos culturais até a colheita da olerícula, sempre orientados à consciência ecológica e a importância da preservação do Meio Ambiente.



Oficina de Cosmética

Prof. Elmar
 
     Elaborados a partir de bases, essências e cores, apresentamos as técnicas, passo a passo, para que você possa criar sabonetes, sais de banho e perfumes. 


      O processo é muito simples, porém a possibilidade de criação vai depender da alquimia que cada um colocar no seu trabalho. 


     A combinação de cores e essências, bem como os elementos usados da natureza, a mistura de ervas naturais e as bases composta por óleos vegetais, proporcionam uma agradável sensação de bem estar recompondo o estresse físico e emocional.

       Portanto, use e abuse de sua imaginação e desenvolva os mais variados sabonetes artesanais, seja para o uso próprio como também fazer dessa atividade uma terapia ocupacional, e uma valiosa fonte de renda.