Jogos/Lutas

Oficina de Judô
Prof. Rodrigo
Judô por definição é o caminho da suavidade. Em 1882 Sensei JIGORO KANO funda o instituto Ko Do Kan(Um Lugar Para estudar o Caminho) a fim de que as técnicas originadas no Jiujitsu e por ele aperfeiçoadas pudessem ser ensinadas e difundidas e, assim, contribuir para formação de uma nação forte, repleta de pessoas que buscassem o bem de todos.
Desde seu nascimento o Judô tem por princípio a elevação do espírito humano através da disciplina, trabalho, dedicação, sacrifício, cordialidade e amizade; O judô não nasce para ser uma somente uma luta, nasce como uma ferramenta para a educação do homem.
Mantendo os princípios fundamentais o principal objetivo da oficina de Judô é: oferecer aos alunos através da vivência corporal das técnicas de Judô, bem como, de sua proposta filosófica – “O caminho da suavidade” – a capacidade de reconhecer seus limites e potencialidades a fim de facilitar o desenvolvimento de uma alta auto-estima e favorecer sua habilidade de lidar com os seus próprios limites e, também, com os limites das pessoas com as quais convivem.
A oficina acontece sempre as segundas e quartas-feiras no turno da tarde sob a orientação do Professor de Ed. Física e, também, 1º Kiu(Faixa Marrom) Rodrigo Miranda da Silva.
Venha nos fazer uma visita e aprenda a tornar seu caminho suave.


“Saber cada dia um pouco mais e usá-lo todos os dias para o bem, é o caminho do verdadeiro judoca”(Jigoro Kano)


Oficina de Xadrez
Prof: Sebastião dos Santos

As atividades de Xadrez  tem por objetivo incentivar os alunos a buscar, através do lúdico, desenvolver o raciocínio lógico, a atenção e acima de tudo levá-los à prática de atitudes sociais de respeito, coleguismo e cooperação.

A prática do XADREZ sabidamente desenvolve a memória e a capacidade de concentração e  proporciona a  rapidez de raciocínio.

As aulas são essencialmente práticas. Os elementos teóricos: aberturas clássicas, meio de jogo e finalizações, são introduzidos no decorrer do exercício do jogo.

Vários desafios à imaginação e criatividade são oferecidos através de problemas clássicos da literatura enxadrística.

A competição de forma sadia oferece oportunidades aos alunos de aprender a vencer suas limitações e se preparar para a vida.

O público alvo são alunos do ensino fundamental das escolas municipais do Rio de Janeiro.

“ A prática do Xadrez dentro da escola é indispensável. Não se trata apenas de mero jogo de divertimento, pois desenvolve habilidades cognitivas. Conhecê-lo e implantá-lo nas salas de aula pode ser um excelente recurso pedagógico”.(Gira Mundo-Xadrez-nº40/2006)